O problemas: Cães e fogos de artifício

Porque os cães e os pets tem medo de fogos de artifício e o como ajudá-los ?

 

A Copa do Mundo chegou e os fogos de artifício fazem parte da comemoração e isso é um grande problema para nossos Pets, a maioria dos animais se assusta muito com o barulho, uns se escondem, outros ficam com o coração acelerado alguns até se machucam tentando fugir do barulho. Segundo o veterinário Marco Antônio isso acontece pois os cães e gatos tem a audição bastante sensível e potencializada em até seis vezes em relação a audição dos humanos.

 

Evitar soltar fogos de artifício é o ideal mas, infelizmente não temos como evitar que nossos vizinhos o façam, por isso o veterinário Marco Antônio listou algumas dicas que podem amenizar o problema:

 

– Primeiramente mostre para seu pet que os barulhos não são perigosos associe barulhos a petiscos e coisas legais, evite fazer carinho no animal ou pega-lo no colo para acalmá-lo pois ele irá entender que deve ficar assustado.

 

– Sempre que possível acostume o animal a barulhos semelhantes, através de cds ou vídeos na internet coloque ele pra ouvir os fogos todos os dias aumentando o volume gradualmente. Desta forma aos poucos ele se acostuma e deixa de dar importância ao barulho.

 

– Alguns bichos tem uma fobia muito grande nesse caso é bom procurar o veterinário de confiança e pedir uma receita um ansiolítico para acalmá-lo e o mantenha em local seguro enquanto ele estiver sedado.