Qual documentação necessária para viagens com cães e gatos ? ( Guia Parte 3)

A documentação é obrigatória para viagens com pets sejam elas terrestres ou aéreas:

  • O primeiro documento é a carteira de vacinação devidamente atualizada (com todas as vacinas em dia) e assinada pelo veterinário responsável.
  • A vacina antirábica é obrigatória para viagens nacionais e internacionais para cães e gatos. Ela é exigida para animais que tenham mais que 3 meses de idade e deverá ser aplicada 30 dias antes da viagem em questão se for a primeira dose do animal. A validade é de um ano mas fique atento, pois a vacina quando tomada em campanhas públicas não tem todas as informações necessárias (nome comercial da vacina, número de lote, assinatura do médico veterinário e data de aplicação) e por isso não é aceito o comprovante para viagens internacionais com pets.
  • Outro documento necessário é o Atestado de Saúde ou Certificado Sanitário emitido até 10 dias antes da viagem por um médico veterinário registrado do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa e cadastrado no Ministério da Agricultura para a emissão de atestado de saúde para cães e gatos e o documento deverá conter obrigatoriamente as seguinte informações:

I – nome do pet, espécie, raça e sexo;

II – identificação do proprietário: nome, CPF e endereço;

III – apresentação da resenha para equídeos e pelagem para as demais espécies;

IV – idade real ou presumida do pet;

V – informação sobre o estado de saúde do animal

VI – declaração de que foram atendias as medidas sanitárias definidas pelo serviço veterinário oficial e pelos órgãos de saúde pública;

VII – informações sobre imunizações;

VIII – identificação do médico veterinário: carimbo com o nome completo, número de inscrição no CRMV e assinatura;

 

  • Para viagens internacionais é obrigatório o CZI (Certificado Zoonose Internacional) e o passaporte de trânsito de cães e gatos, os dois documentos são emitidos por Fiscais Federais Agropecuários (FFA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), localizados na Unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) no aeroportos, portos, postos de fronteira e aduana especiais ou nas Superintendências Federais de Agricultura nos Estados.
  • O CZI é válida para apenas uma viagem com seu cão ou gato, é importante lembrar no caso de viagens internacionais cada país tem suas próprias regras para documentação, por isso a Dogtravel oferece o serviço de preparação de documentação para viagens para animais. Consulte a lista completa das exigências do seu país de destino.
  • O passaporte para trânsito de cães e gatos substituiu o CZI e vale para toda vida do animal e paa viagens para o Mercosul é o único documento necessário.
  • Viagens internacionais com seu cão ou gato sem a devida documentação pode implicar em sérias consequências como a deportação do pet e em casos extremos até o sacrifício do animal pelas autoridades locais do país em questão, por isso procure se informar sobre todas as exigências para um viagem segura e tranquila para você e seu pet.

Sempre fique atento a documentação necessária para viagens com cães e gatos de acordo com o país de destino e as regras das Cia Aéreas.