Meu pet pode viajar de avião na cabine ou apenas como carga viva?

A principal dúvida de quem deseja viajar com seu cão ou gato é se poderá levar o animal na cabine. Essa resposta depende de vários fatores como raça, peso, idade, origem e país de destino. Em geral raças de pequeno porte conseguem embarcar na cabine e raças de médio e grande porte são transportados no porão do avião.

 

 

Viajando com animais na cabine do avião

Devido ao crescente número de viagens com animais em voos internacionais muitas companhias aéreas que não aceitavam transportar animais passaram a oferecer esse serviço como é o caso da Cia Aérea Gol que já transportava cães e gatos em voos nacionais e desde março deste ano vem aceitando também embarcar animais na cabine em voos internacionais.

Cada Cia aérea tem suas próprias regras para transportar cães e gatos em voos internacionais, como o limite de peso para viajar na cabine, tamanho do kennel (caixa de transporte) e limite de peso para viagens no porão do avião. O peso limite de cada cia aérea já considera o peso do animal +peso do kennel.

 

Veja abaixo o peso e tamanho de kennel de algumas cia aéreas para viagens internacionais:

 

Cia Aerea Peso Cabine Tamanho Kennel (cabine) Peso Porão
(comprimentoXlarguraxaltura)
TAM 7kg 36cm X 33cm X19cm 45kg
GOL 10kg 43cm x 32cm x 22cm Não Informa no site
KLM 8kg 46cm x 28cm x 24cm 75kg
AIR FRANCE 8kg não iforma no site 75kg
TAP 8kg 45cm x 30cm x 23cm 32kg ou 45kg depende do país
LUFTHANSA 8kg 55cm x 40cm x 23cm Não Informa no site
AVIANCA 8kg 40cm x 26cm x 25cm Não transporta
AZUL 5kg 43cm x 31,5cm x 20cm Não Informa no site
AMERICAN AIRLINES 9kg 23cm x 13cm x 9cm 45kg

 

Importante lembrar que a caixa de transporte deve caber confortavelmente o seu cão ou gato, não adianta comprar uma caixa nas especificações da Cia Aérea e seu pet ficar aperado sem conseguir se mexer dentro do kennel. Veja nossa matéria de como escolher o kennel ideal .

Algumas raças de cães e gatos braquicefálicos e cães considerados agressivos não são transportados por algumas cias aéreas.

Os cães braquicefálicos possuem uma fragilidade respiratória e podem apresentar complicações durante o voos, que já levaram a óbito alguns cães. Por essa razão a Gol é uma das Cias aéreas que não transportam as seguintes raças: Affenpinscher, Japanese Chin, American Staffordshire Terrier, Lhasa Apso, Boston Terrier, Mastim, Boxer, Pequinês, Brussels Griffon, Pit Bull, Buldogue, Presa Canario, Bullmastife, Pug o Carlino, Cane Corso, Shar Pei, Chow Chow, Shih Tzu, Dogue de Bordeaux, Tibetan Spaniel, Engish Staffordshire Bull Terrier e Toy Spaniel Inglês.

 

Viajando com animais no compartimento de carga do avião

Se você tem um cão de médio e grande porte é possível viajar no compartimento de carga do avião acompanhado, no mesmo voo que seu dono. Depois do Check in o animal é entregue para os funcionários da Cia aérea que quando chegar no destino devolveram o animal que deverá passar pela inspeção sanitária do país.

O compartimento de carga do avião é climatizado e pressurizado da mesma forma que a cabine do avião apenas a iluminação é reduzida. Em geral animais que viajam nesse compartimento tem maior conforto pois sua caixa de transporte tem mais espaço para que ele se movimente e tem acesso a água e comida durante a viagem. A desvantagem é que ele pode ficar agitado por sentir-se sozinho por permanecer sozinho por alguma horas e ao contrário do que muitas pessoas pensam não é aconselhada a sedação do animal.

Para mais informações sobre os serviços de embarque de animais para viagens internacionais entre em contato com a Dogtravel.