Dúvidas

FAQ

Tire suas dúvidas de como viajar de avião com cães e gatos

Como viajar com cães e gatos de avião?

Para viajar com cães e gatos para outro país, os donos devem cumprir as regras da Cia Aérea e as regras do país de destino, a Dogtravel funciona como um “despachante” que organiza toda documentação necessária, exames, atestados, implantação de microchip, auxilia na emissão do passaporte para trânsito de animais, ajuda na escolha da caixa de transporte ideal para o pet. Importante lembrar que o processo de organização da documentação pode demorar até 90 dias por isso o cliente deve entrar em contato o quanto antes para dar inicio a documentação.

É cobrada uma taxa para viajar com animais de estimação?

Sim. As Cia Aéreas costumam cobrar preços diferentes para embarque na cabine os valores variam entre U$200 U$300. No caso de embarque como bagagem, por exemplo a Cia Aérea TAM cobra um preço composto: Taxa + (Total do peso do animal + caixa de transporte) X 0,5 o preço da tarifa cheia. Importante consultar sempre antes as regras de embarque e preços da cia áerea.

Qualquer cão ou gato pode viajar de avião?

A grande maioria de cães e gatos podem viajar de avião, a limitação em geral se deve ao tamanho e peso. Não é aconselhável que viagem de avião animais doentes, debilitados ou cães e gatos braquicefálicos (raças de cães com focinho achatado que possuem fragilidade respiratória) pois devido a pressão e temperatura durante o voo eles podem passar mal e haver complicações que podem levar o animal a óbito. E algumas Cias Aéreas proíbem o embarque de cães de raças consideradas agressivas.

Quais as formas de viajar de avião com cães e gatos?

Os cães e gatos podem viajar de avião de três maneiras:

– Na cabine junto com o dono onde fica dentro de um kennel (caixa de transporte) com as medidas solicitadas pela Cia Aérea e em geral o peso do animal não pode exceder 8kg (kennel+pet). Ele faz o check-in com o pet, embarca com o pet e a caixa de transporte deve caber debaixo da poltrona.

– Como bagagem, o dono também faz o check in e entrega o animal para um funcionário que encaminha  para o compartimento de carga, como carga viva, esse compartimento tem ventilação como na cabine apenas possui baixa iluminação. Cada Cia Aérea também tem limites de peso e tamanho do kennel para esse tipo de embarque, que possui um custo extra ( não pode substituir uma mala que o cliente tenha direito por exemplo) e quando chega no destino ele procura um funcionário da Cia Aérea que entrega o animal.

– Como Carga Viva, essa opção é única que a Dogtravel não oferece pois nesse caso o animal viaja sozinho e deve ser despachado apenas por aduaneiros e ele embarca no aeroporto pelo terminal de cargas.

Qual peso limite para cão ou gato viajar na cabine do avião ?

Quem define o peso limite para que cães e gatos viagem na cabine do avião são as Cia Aéreas, a grande maioria permite entre 5 a 10 kg a média é até 8kg (pet +caixa de transporte).

Qual o limite de peso para animais viajarem como bagagem no compartimento de cargas?

Novamente o limite de peso para que cães viajarem como bagagem no compartimento de cargas do avião varia de acordo com a Cia Aérea, a maioria embarcam animais de até 45kg, algumas um pouco mais até 75kg.

Porque cães braquicefálicos não podem viajar de avião ?

Cães de raça braquicefálica (focinho achatado) não são aconselhados a viajar de avião devido a sua fragilidade respiratória, pois a pressão durante o voo pode desencadear uma parada respiratória por exemplo. Infelizmente já ocorreram casos como esse que levaram alguns animais a óbito. Por isso a grande maioria das Cia Aéreas não embarca animais das seguintes raças: Affenpinscher, Japanese Chin, American Staffordshire Terrier, Lhasa Apso, Boston Terrier, Mastim, Boxer, Pequinês, Brussels Griffon, Pit Bull, Buldogue, Presa Canario, Bullmastife, Pug o Carlino, Cane Corso, Shar Pei, Chow Chow, Shih Tzu, Dogue de Bordeaux, Tibetan Spaniel, Engish Staffordshire Bull Terrier e Toy Spaniel Inglês.

Qual o tamanho da caixa de transporte ideal para o meu cão ou gato ?

Para escolher uma caixa de transporte primeiro é necessário verificar o tamanho solicitado pela Cia Aérea tanto para embarque na cabine ou como bagagem. Não adianta querer embarcar na cabine com um caixa de transporte se seu animal ultrapassa o peso limite ou fica desconfortável. Para saber as medidas ideais para seu pet, acesse nosso Blog.

Que cuidados são necessários antes de viagens com cães e gatos de avião ?

Antes do animal fazer qualquer viagem na cabine ou no compartimento, aconselhamos que ele seja habituado a ficar dentro do kennel. No dia da viagem coloque um item dentro da caixa de transporte como um brinquedo ou cobertor para que ele fique mais tranquilo.

Como é feito o embarque de cães e gatos no dia da viagem?

Com a documentação em mãos os dono faz o check in dele e do seu pet junto a Cia Aérea, quando ele for viajar na cabine permanece até o embarque com seu dono, caso o animal vá viajar como bagagem, depois do check in o pet é entregue a um funcionário da Cia aérea que embarca o animal no compartimento de cargas e o mesmo é devolvido ao dono quando ele desembarcar no seu destino. Depois de desembarcar de qualquer uma das formas o pet deve passar pela vigilância sanitária do país.

Quanto custa a documentação para viajar com cão ou gato ?

O nosso serviço é totalmente personalizado de acordo com as necessidades do cliente, do país de destino e Cia Aérea. Retiramos e entregamos toda documentação em domicílio. O valor é de acordo com o país de destino para países mais exigentes o valor é um pouco maior, por exemplo a documentação para viajar para os Estados Unidos tem menor valor do que a documentação para embarcar para qualquer país da União Europeia.

Os animais de estimação precisam ser sedados antes de viajar de avião ?

O uso de medicamentos sedativos para viagens é desaconselhável pela maioria dos veterinário pois ele pode ter reações ao medicamento, pois quando o animal é sedado precisa de monitoramento veterinário.